A Mauritânia garantiu uma histórica vaga nos quartos de final do African Nations Championship (CHAN) depois de vencer o Mali por 1-0, num jogo muito atrativo disputado no Estádio Miloud Hadefi em Oran na terça-feira.
Assistiu-se a uma primeira parte muito tática com poucas oportunidades de golo, já que ambas as equipas defenderam muito, jogando na expectativa do erro adversário.
Os Eagles foram os primeiros a colocar à prova o guarda-redes adversário, nos minutos de abertura depois de uma jogada de transição bem executada, finalizada por Ibourahima Sidibe a centímetros do poste.
O Mali estava de volta à área de perigo da Mauritânia aos 25 minutos, desta vez através de um canto bem executado que encontrou Emile Kone, cuja tentativa foi anulada por Soukrana Mhaimid.
A pressão continuou a aumentar para o Mali, que sucumbiu quando um delicioso cruzamento de Sidi Amar encontrou a cabeça de Mamadou Sy para dar a vantagem inesperada da Mauritânia sobre o Mali, ao minuto 53.
A busca pela igualdade continuou para o Mali, mas sem efeito , já que a defesa disciplinada da Mauritânia ficou firme e manteve a liderança para garantir um quarto de final histórico, que os coloca contra os melhores finalistas do Grupo B, Senegal, na sexta-feira.
Após este resultado, a Selecção de Angola regressa a casa.