Vencedor frente ao Equador (2-1), esta terça-feira na última jornada do Grupo A do Mundial de 2022, o Senegal validou a qualificação para os oitavos-de-final pela 2.ª vez na sua história depois de 2002!
O campeão africano responde!
Enquanto os outros 4 representantes do continente ainda podem sonhar em imitá-lo, o Senegal mostrou o caminho ao derrotar o Equador (2-1) nesta terça-feira, no Khalifa International Stadium, para se classificar para a fase eliminatória do Campeonato do Mundo. Ao colocar Pathé Ciss, Pape Gueye e Illiman Ndiaye em vez de Niampalys Mendy, Krépin Diatta e Famara Diédhiou, o treinador Aliou Cissé ganhou a sua aposta.
De fato, os senegaleses mostraram desde o início um rosto conquistador e atraente para enfrentar os equatorianos, para os quais bastava um empate, mas que foram completamente dominados pela pressão exercida pela equipa senegalesa.
Mesmo que o ritmo tenha diminuído um pouco depois, o domínio manteve-se senegalês e, pouco antes do intervalo, Ismaïla Sarr foi empurrado na área por Hincapie. Pena! O extremo do Watford foi o responsável por a transformar ao colocar o seu país em órbita no melhor momento (0-1, 44º). Por outro lado, conscientemente ou não, os senegaleses começaram a recuar após o regresso do balneário e acabaram por ser castigados quando Caicedo empatou de canto (1-1, 68º).
Nessa altura, Equador estava classificado e o Senegal eliminado, mas os Leões não duvidaram nem por dois minutos já que Koulibaly voltou a colocar o Senegal na liderança ao aproveitar um livre de Gueye mal repelido por Valência (1-2, 70º )!
Uma classificação ainda mais marcante por não ter Sadio Mané, e dois anos depois do desaparecimento de Pape Bouba Diop, herói da geração 2002.