A selecção dos Camarões concretizou o resultado mais expressivo da edição de 2021 da CAN, ao derrotar a Etiópia, por 4-1, numa partida que se disputou em Yaoundé.
O conjunto de Wubete Abate entrou melhor e, aos quatro minutos, inaugurou o marcador, por intermédio de Hotessa. Contudo, a equipa de português António Conceição reagiu bem, com Ekambi, um dos protagonistas deste duelo, a repor a igualdade, depois da assistência de Collins Fai, outro camaronês em evidência.
Ngamaleu colocou, aos 32 minutos, a bola no fundo da baliza defendida por Shako, mas a equipa de arbitragem anulou o lance por fora de jogo. Minutos antes, a Etiópia criara perigo em duas jogadas de Gebremichael.
Os Camarões podiam ter chegado à vantagem na primeira parte, mas a bola bateu no poste, em mais uma finalização de Ekambi.
No segundo tempo, os Leões Indomáveis foram demolidores, ao marcarem dois golos no espaço de dois minutos: Aboubakar bisou, após as assistências de Collins Fai e Ngamaleu, aos 53′ e aos 55′, respectivamente. Ekambi apontou, em grande estilo, o último remate certeiro da contenda pouco antes dos 70 minutos.
Nos últimos instantes da partida, a Etiópia esteve perto de reduzir a desvantagem, por Dagnachew, antes de mais um remate ao poste da equipa de António Conceição, protagonizado pelo lateral do Antuérpia.
Os Camarões, que lideram o Grupo A com seis pontos, garantiram, assim, o apuramento para os oitavos-de-final. A Etiópia ainda não somou pontos.
Clique aqui para conferir a ficha técnica e aqui para acesso ao vídeo.